Escritura em 5 minutos: criptomoedas mais usadas no mercado imobiliário português

Luis Cura • 31 de maio de 2022

O mundo das moedas digitais começa a aparecer também na venda de imóveis. Há mais três transacções do género marcadas para os próximos dias.

O mercado imobiliário português começa a acumular transacções concretizadas através de criptomoedas.


Dinheiro Vivo partilha neste domingo que as moedas digitais chegaram mesmo ao mercado imobiliário em Portugal – que está com uma procura maior do que oferta, prevendo-se uma escalada de preços.


A Ordem dos Notários criou uma espécie de regulamento para este tipo de compra e venda, para a transacção em causa não fugir à lei (evitando, por exemplo, branqueamento de capitais).

A permuta é o conceito-chave nestes casos: quem vende a casa troca esse bem por outro (as criptomoedas).


Quem vai comprar, tem de apresentar o histórico das suas criptomoedas e mostrar onde as mesmas estão armazenadas.

“É preciso justificar a transação da primeira compra de criptomoedas e o crescimento da carteira, como é que aquele ativo apareceu, caso contrário, o negócio pode ficar inviabilizado”, explicou João Batista da Silva, bastonário da Ordem dos Notários.


Os responsveis por uma compra de imóvel mediática em Portugal, que foi paga em criptomoedas, revela que a escritura nesse caso demorou só cinco minutos.

Os dois lados, comprador e vendedor, ficaram em frente ao seu computador e verificaram que a transacção estava confirmada. O resto do processo tinha ficado completo na assinatura do contrato-promessa compra e venda.

As moedas digitais estarão mesmo em crescendo neste sector e, para esta semana, estão marcadas pelo menos três transacções de imóveis em criptomoedas, revelou o bastonário da Ordem dos Notários.

A maioria dos interessados neste tipo de compra são estrangeiros – recorde-se que Portugal não cobra impostos sobre ganhos com criptomoedas.


Quem ainda não está muito convencido são os líderes associativos do sector imobiliário.


Por Luis Cura 8 de abril de 2025
O que é o Build to Rent?
Um grupo de trabalhadores da construção civil está sentado à mesa olhando para uma planta baixa.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Vai comprar um imóvel que necessita de obras? Ou apenas melhorar uma casa da qual já é proprietário? De qualquer das formas, existe uma solução: o crédito pessoal para obras. É um financiamento simples e que pode ser contratado digitalmente. Saiba como funciona.
Uma pessoa está colocando moedas em uma pilha de moedas ao lado de uma casa de madeira.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
A taxa de juro que escolhe no seu crédito habitação tem impacto direto no valor que vai pagar de prestação mensal. Pode decidir entre uma taxa fixa, variável ou mista. Mas o que significa cada conceito, como funciona e como impacta o crédito?
Um homem de terno e gravata está cobrindo um recorte de papel de uma família, um carro e uma casa.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Vai contratar um seguro de vida numa idade mais avançada? Ou pretende transferir o seu seguro de vida para uma nova seguradora a meio do contrato? Explicamos neste artigo qual a influência que a idade pode ter no custo de um seguro de vida.
Uma pessoa está segurando um guarda-chuva vermelho sobre três figuras de madeira.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Ao contratar um crédito habitação, depara-se com a exigência de subscrever também um seguro de vida. Mas, afinal, porque é necessário associar este seguro ao crédito e como funciona este produto?
Um homem de terno e gravata está cobrindo uma casa e um carro com as mãos.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Quer contratar um seguro multirriscos, ou deparou-se com a exigência desta contratação no processo de crédito habitação? Saiba como funciona o seguro que protege o imóvel, neste artigo.
Uma rua estreita com prédios em ambos os lados
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Comprar casa na rua mais exclusiva custa 4 milhões. Top 10 é liderado por ruas situadas no distrito de Lisboa, diz idealista.
Um homem e uma mulher estão se abraçando em frente a uma pilha de caixas de papelão.
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Atividade de transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem só pode ser exercida por empresas licenciadas pelo IMT.
Um homem de terno está sentado à mesa em uma sala de conferências.
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Mais Habitação tem contribuído para gerar desconfiança e insegurança entre quem investe, dizem players do setor. E aplaudem veto.
Uma vista aérea de uma cidade com muitos edifícios e árvores.
Por Luis Cura 22 de agosto de 2023
Marcelo Rebelo de Sousa considera que «em termos simples, não é fácil de ver de onde virá a prometida oferta de casa para habitação com eficácia e rapidez».
Mais Posts