Investimento em imobiliário comercial pode bater recordes em 2022

Luis Cura • 10 de junho de 2022

Investimento em escritórios, retalho, indústria e hotelaria pode atingir 3,6 mil milhões, um “máximo histórico” em Portugal.

Photo by jötâkå on Unsplash

A Cushman & Wakefield (C&W) estima que este ano o investimento em imobiliário comercial, ou seja, escritórios, retalho, indústria e hotelaria, possa atingir 3,6 mil milhões de euros, um “máximo histórico” em Portugal.


Em declarações à Lusa, Andreia Almeida, que lidera a área de ‘research’ da consultora imobiliária, disse que até agora “o máximo histórico foi em 2019, com 3,2 mil milhões de euros”, sendo que “corresponde a transações em diferentes fases de negociação”, incluindo 250 milhões de euros concluídos até abril, aos quais poderão acrescer negócios “off market”, ou seja, de que o mercado ainda não tem conhecimento.


Até abril, este segmento cresceu 13%, referiu, destacando que os escritórios são a maior fatia, com um peso de 56%, seguidos da hotelaria, com 17%, e da indústria, com 14%.


A evolução do negócio depende do segmento, de acordo com Andreia Almeida. No caso dos escritórios, “há um indício de que efetivamente existe uma retoma da atividade deste segmento, já no ano passado se tinha iniciado e basicamente confirma-se com os valores que temos até abril neste caso”.


Já no retalho, o comportamento varia de acordo com o segmento, sendo que existe “um claro interesse no setor alimentar” e uma “percentagem muito interessante de aberturas em centros comerciais”.


Há "escassez de oferta de qualidade"


Questionada sobre a falta de oferta neste setor, Andreia Almeida indicou que “já era algo de que se falava muito, uma escassez de oferta de qualidade”, sendo que, “em altura de crise, muitos proprietários acabam por ter uma atitude cautelosa e só avançam com a construção se tiverem um arrendamento assegurado e isso começou a reverter-se”.


Mas agora “começou a aumentar a construção especulativa e cada vez mais há resposta para esta escassez”, assegurou. Além disso, indicou, existe “um aumento de rendas generalizado e que nos próximos meses ainda tem margem para uma correção”.


Por outro lado, referiu, houve, no ano passado “um aumento do volume alocado a investidores nacionais”, tendo em conta que havia “restrições de viagens por parte dos investidores”, mas “muito deste investimento considerado como sendo nacional é de entidades que fazem gestão de 'portfolios' de capital de origem internacional”.

Entre janeiro e abril deste ano o peso do investimento estrangeiro atingiu os 72%, explicou a responsável.

Autor: LUSA



www.luiscura.com


Ajudo Pessoas,

Sou Consultor Imobiliário


#luiscuraconsulting #Century21arquitectos #corporaterealestate #retail #realestate 



Por Luis Cura 8 de abril de 2025
O que é o Build to Rent?
Um grupo de trabalhadores da construção civil está sentado à mesa olhando para uma planta baixa.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Vai comprar um imóvel que necessita de obras? Ou apenas melhorar uma casa da qual já é proprietário? De qualquer das formas, existe uma solução: o crédito pessoal para obras. É um financiamento simples e que pode ser contratado digitalmente. Saiba como funciona.
Uma pessoa está colocando moedas em uma pilha de moedas ao lado de uma casa de madeira.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
A taxa de juro que escolhe no seu crédito habitação tem impacto direto no valor que vai pagar de prestação mensal. Pode decidir entre uma taxa fixa, variável ou mista. Mas o que significa cada conceito, como funciona e como impacta o crédito?
Um homem de terno e gravata está cobrindo um recorte de papel de uma família, um carro e uma casa.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Vai contratar um seguro de vida numa idade mais avançada? Ou pretende transferir o seu seguro de vida para uma nova seguradora a meio do contrato? Explicamos neste artigo qual a influência que a idade pode ter no custo de um seguro de vida.
Uma pessoa está segurando um guarda-chuva vermelho sobre três figuras de madeira.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Ao contratar um crédito habitação, depara-se com a exigência de subscrever também um seguro de vida. Mas, afinal, porque é necessário associar este seguro ao crédito e como funciona este produto?
Um homem de terno e gravata está cobrindo uma casa e um carro com as mãos.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Quer contratar um seguro multirriscos, ou deparou-se com a exigência desta contratação no processo de crédito habitação? Saiba como funciona o seguro que protege o imóvel, neste artigo.
Uma rua estreita com prédios em ambos os lados
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Comprar casa na rua mais exclusiva custa 4 milhões. Top 10 é liderado por ruas situadas no distrito de Lisboa, diz idealista.
Um homem e uma mulher estão se abraçando em frente a uma pilha de caixas de papelão.
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Atividade de transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem só pode ser exercida por empresas licenciadas pelo IMT.
Um homem de terno está sentado à mesa em uma sala de conferências.
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Mais Habitação tem contribuído para gerar desconfiança e insegurança entre quem investe, dizem players do setor. E aplaudem veto.
Uma vista aérea de uma cidade com muitos edifícios e árvores.
Por Luis Cura 22 de agosto de 2023
Marcelo Rebelo de Sousa considera que «em termos simples, não é fácil de ver de onde virá a prometida oferta de casa para habitação com eficácia e rapidez».
Mais Posts