Millennials norte-americanos escolhem Portugal como destino de eleição para migrar

Luis Cura • 2 de julho de 2022

A geração com mais apetência para a compra de habitação continua a mudar para Portugal. 

À medida que a pandemia e o trabalho remoto transformam a maneira como se vive e trabalha, as pessoas estão a viajar mais e a ponderar mudar de carreira com base no que mais as satisfaz. Baixo custo de vida e facilidade em obter visto de trabalho, colocam Portugal como destino muito atrativo.



O número de norte-americanos a residir em Portugal está no nível mais alto em mais de uma década, segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). No final de 2021, registaram-se sete mil pessoas nascidas nos EUA a viver no país, duas vezes mais do que durante os três últimos anos. Ainda assim, os EUA são o 24º país mais representado entre os estrangeiros residentes em Portugal.

À medida que a pandemia e o trabalho remoto transformam a maneira como se vive e trabalha, as pessoas estão a viajar mais e a ponderar mudar de carreira com base no que mais as satisfaz.

“Antes, parecia que Portugal era um destino para reformados. Agora parece que é um destino perfeito para começar de novo”, diz Mateusz Zurek, 35 anos, que se mudou da Polónia para Lisboa no início de 2021 para co-fundar um restaurante com o seu parceiro de negócios americano-canadiano, Jahmarley Grant, 28 anos. “ A barreira de entrada para abrir um negócio é super baixa”, acrescenta Grant.

A “CNBC” fez uma reportagem, deslocando-se até Portugal, para entrevistar quem escolheu o território luso para viver, de forma a perceber as suas motivações e o que torna o país tão atraente.

Uma das primeiras conclusões, é que Portugal é mais barato que muitos países ocidentais. Os estrangeiros que por cá vivem, falam na qualidade de vida proporcionada, aliada diretamente aos baixos custos que vão desde a alimentação, ao lazer, sem esquecer as contas familiares. A título de exemplo, se um carrinho de compras de bens e serviços custasse um dólar nos EUA, custaria 57 cêntimos em Portugal, segundo dados de 2020 do Banco Mundial.

A razão pela qual Portugal é mais barato do que muitos países ocidentais é porque o país “é mais pobre”, diz o economista português Ricardo Reis, professor de economia da London School of Economics and Political Science. “Muitos dos custos dos serviços que compra são custos trabalhistas. Portugal é mais pobre. Os salários são mais baixos. Portanto, os custos da maioria das coisas que exigem muita mão de obra são mais baratos”.

Portugal é muitas vezes apelidado como “a Califórnia da Europa”, com a diferença de que as praias e temperaturas em território luso podem ser desfrutadas sem os preços praticados naquele estado norte-americano. Adicionalmente, grande parte da população portuguesa fala inglês porque aprende na escola desde cedo e, regra geral, recebe bem os estrangeiros, dizem os expatriados.

Outro dos factores determinantes para a onda de estrangeiros que se mudam para Portugal, prende-se com a facilidade em obter um visto de trabalho. O mais comum, o D7, exige que os requerentes demonstrem renda mensal de pelo menos o salário mínimo português, atualmente 705 euros. A procura pelo D7 “aumentou exponencialmente nos últimos dois a três anos”, diz Mary Kuffel, consultora de investimentos da Get Golden Visa.

Kuffel observa que o D7 é “muito atingível” com comprovativo de renda e não envolve muita burocracia. Todo o processo de solicitação e aprovação normalmente leva cerca de seis a sete meses, diz Bernardo Corrêa de Sá, consultor jurídico da Get Golden Visa.

Outra opção cada vez mais popular é o Visto Gold, para quem investe entre 250 mil euros a 1,5 milhões de euros em imóveis, fundos de investimento ou doações de caridade. Após cinco anos de visto de residência, os estrangeiros podem solicitar a residência permanente e, em seguida, a cidadania. A relativa facilidade de obtenção de um visto português torna-o uma das opções mais populares para os estrangeiros que procuram um passaporte europeu, afirma Kuffel.

Portugal tambem incentiva a imigração ao conceder aos estrangeiros uma redução fiscal ao abrigo do chamado regime fiscal do residente não habitual. Os novos residentes estrangeiros estão isentos de imposto sobre qualquer rendimento tributável que recebam do exterior. Isso significa que, quem se mude para Portugal, fica isento de pagar impostos sobre os rendimentos que auferir de empresas de outros países durante dez anos, desde que seja tributado no país de origem.







Por Luis Cura 8 de abril de 2025
O que é o Build to Rent?
Um grupo de trabalhadores da construção civil está sentado à mesa olhando para uma planta baixa.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Vai comprar um imóvel que necessita de obras? Ou apenas melhorar uma casa da qual já é proprietário? De qualquer das formas, existe uma solução: o crédito pessoal para obras. É um financiamento simples e que pode ser contratado digitalmente. Saiba como funciona.
Uma pessoa está colocando moedas em uma pilha de moedas ao lado de uma casa de madeira.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
A taxa de juro que escolhe no seu crédito habitação tem impacto direto no valor que vai pagar de prestação mensal. Pode decidir entre uma taxa fixa, variável ou mista. Mas o que significa cada conceito, como funciona e como impacta o crédito?
Um homem de terno e gravata está cobrindo um recorte de papel de uma família, um carro e uma casa.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Vai contratar um seguro de vida numa idade mais avançada? Ou pretende transferir o seu seguro de vida para uma nova seguradora a meio do contrato? Explicamos neste artigo qual a influência que a idade pode ter no custo de um seguro de vida.
Uma pessoa está segurando um guarda-chuva vermelho sobre três figuras de madeira.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Ao contratar um crédito habitação, depara-se com a exigência de subscrever também um seguro de vida. Mas, afinal, porque é necessário associar este seguro ao crédito e como funciona este produto?
Um homem de terno e gravata está cobrindo uma casa e um carro com as mãos.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Quer contratar um seguro multirriscos, ou deparou-se com a exigência desta contratação no processo de crédito habitação? Saiba como funciona o seguro que protege o imóvel, neste artigo.
Uma rua estreita com prédios em ambos os lados
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Comprar casa na rua mais exclusiva custa 4 milhões. Top 10 é liderado por ruas situadas no distrito de Lisboa, diz idealista.
Um homem e uma mulher estão se abraçando em frente a uma pilha de caixas de papelão.
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Atividade de transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem só pode ser exercida por empresas licenciadas pelo IMT.
Um homem de terno está sentado à mesa em uma sala de conferências.
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Mais Habitação tem contribuído para gerar desconfiança e insegurança entre quem investe, dizem players do setor. E aplaudem veto.
Uma vista aérea de uma cidade com muitos edifícios e árvores.
Por Luis Cura 22 de agosto de 2023
Marcelo Rebelo de Sousa considera que «em termos simples, não é fácil de ver de onde virá a prometida oferta de casa para habitação com eficácia e rapidez».
Mais Posts