Vai ausentar-se de casa para férias? Dicas para poupar energia

Luis Cura • 1 de agosto de 2022

Fique a par de cinco comportamentos que pode adotar antes de seguir viagem e que "permitem poupar bastante dinheiro ao final do mês".

O mês de agosto começa esta segunda-feira e, para muitos, este é o início das férias. Se é o seu caso, vai ausentar-se de de casa por alguns dias, mas mesmo assim quer poupar na fatura da energia, este artigo é para si. 


Em comunicado, a Selectra adianta cinco comportamentos que pode adotar antes de seguir viagem e que "permitem poupar bastante dinheiro ao final do mês": 


  1. Não deixe os aparelhos em modo standby - "Este é um truque que serve para qualquer altura do ano! Ao deixar a televisão ou o carregador de telemóvel em standby invés de os desligar completamente da ficha, está a perder não só energia como também dinheiro. Por isso, o melhor a fazer é mesmo dar uma vista de olhos a todas as tomadas elétricas de sua casa antes de ir de férias, e desligar todos os aparelhos que não precisem de estar ligados durante a sua ausência";
  2. Ajuste a temperatura do seu frigorífico - "Se por acaso não tem ido ao supermercado para evitar deixar alimentos a estragar no seu frigorífico enquanto está fora, é provável que ele esteja mais vazio. E isso pode-lhe dar ainda mais jeito do que aquilo que pensa, visto que será necessária menos energia para refrigerar os produtos que restam. Por isso, antes de ir não se esqueça de ajustar a temperatura do frigorífico para um valor mais elevado";
  3. Desligue o termoacumulador elétrico - "Tem um termoacumular ou um cilindro para aquecer a água? Aproveite para desligá-lo da tomada e poupe até 25% de energia";
  4. Apague (parcialmente) o seu quadro elétrico - "Se não vai estar por casa, o seu consumo de energia irá reduzir significativamente. E há inclusive vários eletrodomésticos que não vão ser utilizados durante esse período de tempo, como é o caso do ar condicionado ou do microondas, que acabam ainda assim por gastar por estarem em modo standby. Portanto, uma das alternativas que tem ao seu dispor para poupar essa energia é apagar parcialmente o quadro elétrico, deixando apenas ligados os aparelhos que têm de continuar em funcionamento";
  5. Procure a tarifa mais adequada para a sua casa de férias - "Nem sempre a tarifa de energia que tem contratada na sua habitação é a mais indicada para uma casa de férias, visto que o consumo que é feito na primeira tende a ser muito maior do que na segunda. Por este motivo, o recomendado é consultar uma equipa de especialistas para o ajudar a procurar qual é a comercializadora do mercado que oferece as melhores condições para si, de modo a evitar pagar por um serviço do qual não irá usufruir a 100%".


LCC - Luís Cura Consulting


Luis Cura

Ajudo Pessoas, sou consultor imobiliário


lc@luiscura.com


Century21 Arquitectos

luis.cura@century21.pt

tlm 915137858


#luiscuraconsulting  #century21arquitectos  #imoveis  #investimentoimobiliario

Por Luis Cura 8 de abril de 2025
O que é o Build to Rent?
Um grupo de trabalhadores da construção civil está sentado à mesa olhando para uma planta baixa.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Vai comprar um imóvel que necessita de obras? Ou apenas melhorar uma casa da qual já é proprietário? De qualquer das formas, existe uma solução: o crédito pessoal para obras. É um financiamento simples e que pode ser contratado digitalmente. Saiba como funciona.
Uma pessoa está colocando moedas em uma pilha de moedas ao lado de uma casa de madeira.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
A taxa de juro que escolhe no seu crédito habitação tem impacto direto no valor que vai pagar de prestação mensal. Pode decidir entre uma taxa fixa, variável ou mista. Mas o que significa cada conceito, como funciona e como impacta o crédito?
Um homem de terno e gravata está cobrindo um recorte de papel de uma família, um carro e uma casa.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Vai contratar um seguro de vida numa idade mais avançada? Ou pretende transferir o seu seguro de vida para uma nova seguradora a meio do contrato? Explicamos neste artigo qual a influência que a idade pode ter no custo de um seguro de vida.
Uma pessoa está segurando um guarda-chuva vermelho sobre três figuras de madeira.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Ao contratar um crédito habitação, depara-se com a exigência de subscrever também um seguro de vida. Mas, afinal, porque é necessário associar este seguro ao crédito e como funciona este produto?
Um homem de terno e gravata está cobrindo uma casa e um carro com as mãos.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Quer contratar um seguro multirriscos, ou deparou-se com a exigência desta contratação no processo de crédito habitação? Saiba como funciona o seguro que protege o imóvel, neste artigo.
Uma rua estreita com prédios em ambos os lados
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Comprar casa na rua mais exclusiva custa 4 milhões. Top 10 é liderado por ruas situadas no distrito de Lisboa, diz idealista.
Um homem e uma mulher estão se abraçando em frente a uma pilha de caixas de papelão.
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Atividade de transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem só pode ser exercida por empresas licenciadas pelo IMT.
Um homem de terno está sentado à mesa em uma sala de conferências.
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Mais Habitação tem contribuído para gerar desconfiança e insegurança entre quem investe, dizem players do setor. E aplaudem veto.
Uma vista aérea de uma cidade com muitos edifícios e árvores.
Por Luis Cura 22 de agosto de 2023
Marcelo Rebelo de Sousa considera que «em termos simples, não é fácil de ver de onde virá a prometida oferta de casa para habitação com eficácia e rapidez».