Imobiliário mundial: quais as previsões para 2023?

Luis Cura • 7 de outubro de 2022

A Avalon Investment Research preparou uma análise do setor imobiliário global com previsões para o próximo ano.

Avizinha-se um colapso no mercado imobiliário global? Os preços das casas continuam a subir em alguns países, embora o ritmo de crescimento esteja a abrandar em muitos outros - o Banco Central Europeu (BCE) estima, por exemplo que os preços da habitação no conjunto dos países da Zona Euro registem uma descida de até 9% nos próximos dois anos. Neste contexto, o centro de estudos Avalon Investment Research preparou uma análise do setor imobiliário global com previsões para 2023.


Tendências de preços imobiliários 


Ao contrário do mercado de ações, segundo a análise da Avalon, o setor imobiliário necessita de tempo para que um mercado em queda dê origem a preços de casas mais baixos. Quando os compradores decidem que não querem mudar-se, os preços não caem imediatamente. Pelo contrário, o negócio seca e o número de transações diminui, como já vimos. Depois de alguns meses, os vendedores começam a baixar os preços de venda, outro fenómeno que já começa a verificar-se em alguns países.

Mas mesmo assim, as casas podem não ser vendidas porque os compradores ficam à margem. Na verdade, quando as casas não se conseguem vender, muitos vendedores ponderam retirar as casas do mercado. Isso traduz-se simplesmente em menos oferta de casas para venda e menos negócios. Eventualmente, no entanto, os preços das casas caem à medida que os vendedores oportunistas se convertem em vendedores forçados porque o crédito já não é acessível ou por outras razões económicas. Quanto mais tempo durar o ciclo de recessão ou aumento das taxas, maior a probabilidade de isso acontecer.


Previsão para o mercado imobiliário em 2023


Os analistas estão divididos sobre as perspectives para o mercado imobiliário. Alguns temem uma crise imobiliária semelhante à de 2008, enquanto outros acreditam que o mundo passará por uma recessão imobiliária. Este último terá um papel necessário na contenção da inflação, já que o mercado imobiliário estimula muito a economia com sua forte necessidade de materiais e mão de obra.

Em última análise, a direção do mercado imobiliário depende em grande parte da duração do ciclo de aumento das taxas. Por um lado, os preços mais baixos tornariam as casas mais acessíveis para os compradores de primeira viagem do ponto de vista do preço de compra, mas a capacidade de pagar a hipoteca pode ser igualmente difícil devido ao aumento dos juros.

Por outro lado, e quando as vendas de casas caem, os stocks acumulam-se e os construtores param de construir novas casas. Isso traduz-se em perda de empregos e menor procura por produtos e materiais de construção, como madeira e cimento. Há também efeitos cascata em alguns setores de finanças, retalho, transportes etc.., expostos ao imobiliário.

Fonte: Avalon


LCC - Luís
 Cura Consulting


Luis Cura

Ajudo Pessoas, sou consultor imobiliário


lc@luiscura.com


Century21 Arquitectos

luis.cura@century21.pt

tlm 915137858


#luiscuraconsulting  #century21arquitectos  #imoveis  #investimentoimobiliario #irs #IRC #proprietarios #arrendamentoacessivel #governo #rendas #inquilinos


Por Luis Cura 8 de abril de 2025
O que é o Build to Rent?
Um grupo de trabalhadores da construção civil está sentado à mesa olhando para uma planta baixa.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Vai comprar um imóvel que necessita de obras? Ou apenas melhorar uma casa da qual já é proprietário? De qualquer das formas, existe uma solução: o crédito pessoal para obras. É um financiamento simples e que pode ser contratado digitalmente. Saiba como funciona.
Uma pessoa está colocando moedas em uma pilha de moedas ao lado de uma casa de madeira.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
A taxa de juro que escolhe no seu crédito habitação tem impacto direto no valor que vai pagar de prestação mensal. Pode decidir entre uma taxa fixa, variável ou mista. Mas o que significa cada conceito, como funciona e como impacta o crédito?
Um homem de terno e gravata está cobrindo um recorte de papel de uma família, um carro e uma casa.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Vai contratar um seguro de vida numa idade mais avançada? Ou pretende transferir o seu seguro de vida para uma nova seguradora a meio do contrato? Explicamos neste artigo qual a influência que a idade pode ter no custo de um seguro de vida.
Uma pessoa está segurando um guarda-chuva vermelho sobre três figuras de madeira.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Ao contratar um crédito habitação, depara-se com a exigência de subscrever também um seguro de vida. Mas, afinal, porque é necessário associar este seguro ao crédito e como funciona este produto?
Um homem de terno e gravata está cobrindo uma casa e um carro com as mãos.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Quer contratar um seguro multirriscos, ou deparou-se com a exigência desta contratação no processo de crédito habitação? Saiba como funciona o seguro que protege o imóvel, neste artigo.
Uma rua estreita com prédios em ambos os lados
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Comprar casa na rua mais exclusiva custa 4 milhões. Top 10 é liderado por ruas situadas no distrito de Lisboa, diz idealista.
Um homem e uma mulher estão se abraçando em frente a uma pilha de caixas de papelão.
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Atividade de transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem só pode ser exercida por empresas licenciadas pelo IMT.
Um homem de terno está sentado à mesa em uma sala de conferências.
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Mais Habitação tem contribuído para gerar desconfiança e insegurança entre quem investe, dizem players do setor. E aplaudem veto.
Uma vista aérea de uma cidade com muitos edifícios e árvores.
Por Luis Cura 22 de agosto de 2023
Marcelo Rebelo de Sousa considera que «em termos simples, não é fácil de ver de onde virá a prometida oferta de casa para habitação com eficácia e rapidez».
Mais Posts